quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O que é ler?

"Ler para mim é uma capacidade humana única, que permite desenvolver o intelecto e as estruturas do pensamento do homem, quando este evoca pela leitura o que registrou, registro este que também dependeu da leitura e dos significados atribuídos pelo sujeito que o registrou, seja através de escritos ou de imagens que essas ideias tenham sido registradas, o ato de ler permite que seja resgatado e transformado o objeto desta leitura quando gera novos significados. Além disso, penso que o ato de ler conecta pensamentos, estabelecendo diálogos intelectuais entre o leitor e o autor do que esta sendo lido." Cristina Zaragoza

Profundo isso! Não acha?

As vezes eu me surpreendo comigo mesma, sempre penso sobre a leitura, a cada momento que a prático, já havia refletido sobre o que ela significa para mim, mas foi a primeira vez que consegui escrever sobre esse sentimento que construí sobre a leitura, que na minha história de vida começou tardiamente, pelo menos em relação ao que se fomenta na escola hoje, as crianças têm muito mais acesso a leitura, também pelo fato de que existem muito mais portadores de leitura para o público infantil e maior facilidade no acesso.

Preciso escrever e ler muito porque como professora alfabetizadora esse é um princípio importante que incorpora minha prática na sala de aula e acredito que influência os educandos em todos os sentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário