segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Referência para Letramento Digital






“Os grandes educadores sempre souberam que aprender não é algo que você faz apenas na sala de aula ou sob a supervisão de professores. Hoje, é por vezes difícil para quem quer satisfazer sua curiosidade ou resolver suas dúvidas encontrar a informação apropriada. A estrada dará a todos nós acesso a informações aparentemente ilimitadas, a qualquer momento e em qualquer lugar que queiramos. É uma perspectiva animadora porque colocar essa tecnologia a serviço da educação resultará em benefícios para toda a sociedade”. (Gates, 1995, p.231)

Nestas sábias palavras proferidas por Bill Gates há mais de quinze anos atrás, podemos compreender que o “hoje” a que ele se referia, para a época se tornaria somente passado, entretanto é presente para nós. Satisfazer curiosidades, resolver dúvidas e encontrar informação apropriada já não é mais “difícil” quando temos acesso às diversas aplicações da informática e como protagonista destas possibilidades referidas por ele, a Internet, que ele denominava: “a estrada”.
“Os grandes educadores...”, Gates inicia sua frase, e quem senão a escola representa-os? A escola trabalha com as ferramentas que estão ao seu alcance, dentro de uma infra-estrutura marcada por deficiências inserida num mundo informatizado que dita as regras de uma sociedade capitalista, cujo processo evolutivo não consegue ser acompanhado pelo sistema escolar. É neste contexto que o computador surge como um grande aliado, entretanto, parece se tornar um imenso bicho-papão para os educadores, uma máquina da qual nossas crianças não têm medo e que a colocam num pedestal, ela é inovação, basta apertar os botões que as coisas acontecem, mais interessante ainda se apertarmos o botão certo, enfim, sem que estejamos no seu comando nada acontece, é o nível de letramento digital que dita o que irá acontecer, isto é, a capacidade de cada um de produzir com o computador, desde textos, imagens, vídeos, áudios, o pesquisar, comunicar e publicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário